Agenda

Diplomacia
19/10/2016
Forças Armadas
19/10/2016

Cúpula Ibero-americana

Espanha pedirá o apoio da América Latina para a questão de Gibraltar

Brasília – A Espanha aproveitará a realização da Cúpula Ibero-americana a realizar-se na Colômbia nos dias 28 e 29 de outubro, para pedir o apoio da América Latina sobre a sua reclamação da soberania de Gibraltar. De acordo com a Secretária-Geral Ibero-americana, Rebecca Grynspan, Madri pediu formalmente que os demais países aprovem uma declaração especial sobre o tema.

Ela revelou que o governo colombiano foi informado primeiro já que a responsablilidade pela organização do evento é do país anfitrião. O texto proposto já circula entre as respectivas chancelarias. A Cúpula Ibero-americana é realizada desde 1991 e nunca a Espanha cogitou de levar o assunto para o mecanismo.

Desta vez, Madri quer que os países latino-americanos e caribenhos de língua espanhola e portuguesa, adotem uma declaração semelhante àquela que tradicionalmente aprovam em relação à soberania argentina das Ilhas Malvinas. Gibraltar também causa tensões entre Madri e Londres.

Também a exemplo do que ocorre com os argentinos, o Reino Unido não aceita dialogar sobre o tema com a Espanha. Para pressionar, os espanhóis realizam incursões navais em torno da ilha para que Londres abra o diálogo.

Como no caso das Ilhas Malvinas, o Reino Unido afirma que a situação de Gibraltar diz respeito à sua autodeterminação e lembram que em 2002, os locais rejeitaram por maioria esmagadora incorporar-se à Espanha preferindo manter o status britânico. No entanto, aceitam um diálogo trilateral entre Londres, Madri e Gibraltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *