Brasília, 22 de fevereiro de 2019 - 04h25

Comércio Exterior

19 de outubro de 2015
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Brasília - Para o vice-presidenre do Conselho Empresarial Mexicano de Comércio Exterior, Investimentos e Tecnologia, Sergio Contreras, num futuro não tão distante, será criada a Comunidade Econômica da América Latina, a partir da Aliança do Pacífico, bloco que reúne Chile, Colômbia, México e Peru.



Contreras explicou ainda que os tratados e acordos comerciais são de vital importância para os países que assinam esse tipo de aliança. Na América Latina, não são poucos os que mantém convênios entre si, ou com nações de outros continentes. Um dos exemplos é o Chile que tem 25 acordos comerciais a nível global.



“A Aliança do Pacífico, será no futuro uma espécie de Comunidade Econômica da América Latina, uma vez que todas as condições para isso estão dadas e a região necessita dela. No entanto, para consolidar este passo é preciso que os países melhorem muito a qualidade da educação e invistam mais em inovação”, explicou.



Ele destacou ainda o espírito empreendedor dos países da Aliança do Pacífico que, além de fortalecerem o bloco, estão trabalhando para abrir sucursais no exterior e ampliar o comércio na região. Estes países também já integram o principal tratado comercial do planeta, o TPP, que reúne os Estados Unidos e mais 11 nações da Ásia – Pacífico.