Defesa

Cooperação Militar
03/10/2016
Integração Regional
03/10/2016

Força Aérea Brasileira

Esquadrão Falcão recebe mais um H-36 Caracal parte do programa H-XBR

Brasília – O Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), sediado em Belém (PA), recebeu no último dia 23 de setembro, o quinto H-36 Caracal, conhecido internacionalmente como Airbus H-225M. O recebimento da aeronave ocorreu na Empresa Helibrás, representante da Airbus Helicopters no Brasil, sediada em Itajubá (MG).

O Esquadrão Falcão, que começou a operar o H-36 Caracal em 2011, realiza missões de resgates reais, busca e salvamento em terra e no mar, treinamentos de resgate em combate, apoio a embarcações com feridos ou doentes, evacuação aeromédica, entre outras. A versatilidade do H-36 possibilita a atuação da unidade em missões diversas.

Segundo o comandante do esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Filgueiras, a chegada da quinta aeronave vai aumentar a capacidade operacional do 1º/8º GAV. “Com o recebimento de mais uma aeronave, o esquadrão ampliará sua capacidade de responder às missões para qual é acionado, seja na Amazônia ou em qualquer outra região do país, cumprindo as tarefas de Força Aérea e atendendo assim aos interesses de todo o povo brasileiro, em tempos de paz ou de guerra”, destacou.

De acordo com a FAB, a aquisição do H-36 Caracal faz parte do programa H-XBR, que prevê o reaparelhamento das Forças Armadas. Desenvolvido pela Airbus Helicopter, o H-36 é um helicóptero de dois motores da classe de 11 toneladas. A Airbus informou ainda que a família Super Puma/Cougar conta com mais de 550 unidades fabricadas e um total de mais de 2 milhões de horas em todo o mundo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *