ALADI destaca CELAC como importante símbolo region
30/11/2011
Brasil e Holanda intensificam cooperação na área c
30/11/2011

Estados Unidos apóia combate ao narcotráfico no Pe

Estados Unidos apóia combate ao narcotráfico no Peru

Brasília – O Subsecretário de Estado para Assuntos Antinarcóticos, do governo dos Estados Unidos, William Brownfield, afirmou que Washington continuará apoiando a luta do Peru contra as drogas, no marco da responsabilidade compartilhada.

Brownfield esteve em Lima para reafirmar o compromisso norte-americano com o combate, a resistência e a redução do narcotráfico no Peru. Ele deixou claro que o país terá sua própria estratégia de combate e que os Estados Unidos desejam apoiá-la para tornar o esforço mais efetivo.

Os Estados Unidos pretendem concentrar recursos em áreas onde o impacto seja maior e, além disso, querem envolver outros países da região para que a luta contra as drogas deixe de ser um esforço bilateral.

Nos dias 26 e 27 de junho de 2012, Lima será sede de uma reunião internacional antidrogas que reunirá chanceleres e os responsáveis pelo tema dos principais países produtores de drogas.

Em novembro, o governo peruano cumpriu com a meta de erradicar dez mil hectares de cultivo de folhas de coca.

Também foi colocada em prática uma estratégia de bloqueio das zonas utilizadas para o tráfico de insumos químicos, capturados líderes do narcotráfico e houve o desmantelamento de organizações criminosas dedicadas ao comércio de drogas e a lavagem de dinheiro.

O governo peruano tem um plano de ação para o período 2012 – 2016 que prevê a centralização da inteligência antidrogas numa única agência governamental, capaz de golpear duramente o narcotráfico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *