Mundo

Narcoterrorismo
05/06/2017
Diplomacia
05/06/2017

Política Regional

Estados Unidos preocupado com a democracia na região

Brasília – O Subsecretário-Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, do Departamento de Estado norte-americano, Michael Fitzpatrick, manifestou preocupação com a democracia na região. Responsável pelas relações com os países andinos, do Cone Sul e Brasil, ele também reconheceu que na maioria dos países a democracia está bem consolidada.

“Temos visto muitas mudanças com a consolidação da democracia em uma região com quase um bilhão de habitantes. Vimos também distúrbios em Brasília e nos preocupamos pela violência, pedimos calma, mas temos fé nas instituições democráticas brasileiras”, afirmou.

Em relação à Venezuela, Fitzpatrick reiterou de maneira muito franca que a proposta de uma Constituinte formulada pelo presidente Nicolás Maduro, gera muitas preocupações. “Se o desejo é chegar a um consenso nacional neste momento, este chamado à uma Constituinte não ajuda, irá aprofundar a crise e vai criar mais desconfiança entre as partes”, explicou.

Na visão do governo dos Estados Unidos, a Venezuela enfrenta simultaneamente várias crises: humanitária, social, econômica, política, e a proposta de uma Constituinte serve apenas para acirrar ainda mais os ânimos e a polarização entre governo e oposição.

As declarações do funcionário do Departamento de Estado ocorrem em um momento que a administração Trump busca aprovar o Orçamento Federal com uma redução drástica dos recursos que destinados à América Latina e o Caribe. Além disso, a política migratória anunciada pelo presidente norte-americano continua provocando muitas controvérsias em toda a região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *