UNASUL apela para que o Reino Unido negocie a sobe
24/03/2012
Palestina participará da Cúpula América do Sul – P
24/03/2012

Estados Unidos quer Cuba democrática na Cúpula das

Estados Unidos quer Cuba democrática na Cúpula das Américas

Brasília – A Subsecretária para a América Latina do Departamento de Estado norte-americano, Roberta Jacobson, afirmou nesta quinta-feira, 22, que os Estados Unidos esperam que uma Cuba democrática possa participar no futuro da Cúpula das Américas.

Washington atuou com forte pressão para impedir que Cuba participasse da Cúpula que acontece entre 9 e 15 de abril em Cartagena de Índias e terá de encarar o esforço de vários países da região, incluídos Argentina e Brasil, para que esta seja a última sem os cubanos.

Jacobson explicou que os Estados Unidos compartilham o compromisso dos países da região, assumido em 2001, de que apenas países democráticos participem da Cúpula.

A exclusão de Cuba do evento será um dos principais temas abordados em Cartagena na presença do presidente norte-americano Barack Obama.

Os países da Alternativa Bolivariana (ALBA) ameaçaram boicotar o encontro em solidariedade com Havana, mas a interferência direta do presidente colombiano Juan Manuel Santos, evitou o que seria um desastre para a Cúpula.

Ele esteve em Havana onde tratou do assunto com Raúl Castro e o líder venezuelano Hugo Chávez.

O desafio agora será incluir o assunto na Declaração Final. Para os Estados Unidos, o assunto não deverá constar do documento.

A primeira Cúpula das Américas foi realizada em 1994 em Miami e reúne todos os países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *