Brasília, 29 de setembro de 2020 - 04h55
Estados Unidos será sede da Cúpula das Américas 2021

Estados Unidos será sede da Cúpula das Américas 2021

12 de agosto de 2020 - 19:25:06
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Os Estados Unidos confirmaram que sediarão, em 2021, a IX Cúpula das Américas. A informação é do vice-secretário adjunto de Estado, Michael Kozak, que se ocupa interinamente dos assuntos do Hemisfério Ocidental. Ele participou de evento na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, onde tratou do tema com o Secretário-Geral da entidade, Luis Almagro, e o coordenador peruano da Cúpula, Luis Enrique Chávez, e o Embaixador James Lambert, Secretário de Assuntos Hemisféricos da OEA.

O Peru sediou a última Cúpula das Américas em abril de 2018. "Queremos anunciar que daqui a três anos pediremos para organizar a IX Cúpula. Vamos ver se o fazemos tão bem quanto o Peru”, disse o vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence na época aos líderes de 34 países do continente.

O Embaixador Michael Kozak reconheceu o Peru por "sua liderança e visão na liderança do processo de Cúpulas das Américas nos últimos quatro anos, focado no papel da governança democrática na luta contra a corrupção".

Segundo ele, "os Estados Unidos, como parceiro histórico das nações livres e anfitrião da 9ª Cúpula, trabalharão em conjunto com o Peru e seus parceiros no hemisfério para promover a prosperidade e a democracia dos povos do Hemisfério Ocidental", afirmou.

Ainda não se sabe como o governo norte-americano irá se portar em relação a Cuba, país que retornou à Cúpula das Américas em 2015, quando o então presidente Barack Obama e o líder cubano Raúl Castro, reataram as relações bilaterais.