Defesa

CPLP
21/07/2005
Especialização
21/07/2005

Defesa Nacional

Estágio Intensivo de Mobilização Nacional será realizado em Manaus

Depois da etapa de Brasília, 46 profissionais, civis e militares, de vários órgãos públicos de Manaus foram selecionados para participar do Estágio Intensivo de Mobilização Nacional [EIMN], que começa na próxima segunda-feira, 25, naquela capital.

O evento é realizado pelo ministério da Defesa com o apoio da Escola Superior de Guerra, ADESG e da Federação das Indústrias do Amazonas e já foi realizado em Brasília, no mês de junho.

Segundo o ministério, este ano, o Estágio Intensivo ainda será realizado nas cidades de Porto Alegre em setembro, e em Recife no mês de novembro. Durante uma semana, são abordados aspectos relativos à Defesa Nacional, como, por exemplo, a criação de mecanismos contra possíveis agressões externas que possam colocar em risco a soberania e a integridade nacionais.

“A mobilização nacional é um fator decisivo para a defesa de nosso país. Todos os brasileiros são responsáveis pela defesa nacional e isto é evidenciado quando falamos em mobilização”, afirmou o diretor do Departamento de Mobilização do MD, General Moura Barreto.

Entre os temas debatidos, está o projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Mobilização que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta já foi aprovada em três das quatro comissões e seguirá para o Senado sem a necessidade de passar pelo Plenário.

A Mobilização Nacional é um instrumento previsto na Constituição Federal e vai estimular o desenvolvimento nacional, proporcionando melhores condições para que o país se fortaleça na área de defesa. Um dos aspectos da Mobilização Nacional passa justamente pela Indústria de Defesa, que teve sua política aprovada pelo ministério da Defesa esta semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *