Agenda

Bolívia tem novo comandante militar
05/01/2012
EUA suspende compra do Super Tucano
05/01/2012

Estrangeiro acusado de Terrorismo será expulso

Estrangeiro acusado de Terrorismo será expulso

Brasília – A Câmara dos Deputados votará após o recesso parlamentar, a proposta que prevê a proibição de vistos e a expulsão de estrangeiros condenados ou simplesmente acusados de participação ou financiamento de atos de terrorismo.

É o que pretende o deputado Roberto de Lucena (PV-SP) com o projeto de lei que altera o Estatuto do Estrangeiro, de 1980. O documento define a situação jurídica do estrangeiro no Brasil e cria o Conselho Nacional de Imigração.

A proposta questiona ainda a inexistência no Brasil de uma lei que tipifique o crime de terrorismo. No entanto, reconhece que a Constituição prevê a condenação desses atos e o considera inafiançável.

Segundo Roberto de Lucena, “enquanto o legislador federal não supre a referida lacuna, julgamos oportuna a inclusão de dispositivos na Lei 6.815/80, que permitam às autoridades encarregadas da segurança pública impedir a entrada ou expulsar, do território nacional, os estrangeiros ligados a atividades terroristas em outros países”, afirma.

A proposta deverá passar pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição e Justiça antes de seguir para o Plenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *