Agenda

Ameaças Transnacionais
23/09/2016
Debate
23/09/2016

Delitos Conexos

Estratégias para o combate ao crime transnacional serão discutidas no Panamá

Brasília – O Panamá recebe a partir nesta sexta-feira, 23, a IX Cúpula da Comunidade de Polícias da América (Ameripol) que reunirá representantes de pelo menos 30 polícias do hemisfério. No evento, serão revisadas as diferentes estratégias contra as ameaças à segurança do continente e estabelecidas novas diretrizes para a luta contra os crimes transnacionais.

A Ameripol é um mecanismo hemisférico que busca promover e fortalecer a cooperação policial em matéria técnico-científico, tornar mais efetivo o intercâmbio de informação com fins de inteligência e potencializar ações sustentáveis de investigação criminal e assistência judicial.

Paralelamente ao encontro da Ameripol, será realizada a 7ª Reunião dos Chefes de Unidades de Polícia que vão trocar experiências, estratégicas e projetar os cenários para a luta contra a delinquência organizada, o cibercrime, a busca e rastreio de pessoas e modelos de gestões em matéria de segurança cidadã.

Além disso, o evento servirá para realizar seguimento aos avanços com respeito à vinculação da Ameripol com a Organização dos Estados Americanos (OEA), informou o governo panamento.

Esta vinculação permitirá à OEA contar com um instrumento de cooperação policial que aportará a busca de estratégias contra manifestações que afetem a segurança e a convivência cidadã, a fim de reduzir as assimetrias em conhecimentos e procedimentos para se combater o delito transnacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *