Relações Exteriores

EUA: veteranos das guerras no Iraque e Afeganistão
30/03/2012
Comunicado Conjunto Brasil-Índia
30/03/2012

Estudantes brasileiros na Bolívia são surpreendido

Estudantes brasileiros na Bolívia são surpreendidos com a cobrança de vistos

Brasília – Estudantes brasileiros que vivem na Bolívia reclamam da cobrança de taxas para a liberação de vistos pela Diretoria de Imigração do Departamento de Pando. De acordo com denúncia encaminhada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, eles não foram informados desta exigência pelas autoridades bolivianas.

Na última terça-feira, 27, a presidente da CREDN, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), reuniu-se com o embaixador da Bolívia no Brasil, José Alberto González Samaniego, para discutir o assunto e exigir providências.

A maioria dos estudantes cursa medicina e é oriunda do Acre, estado que faz fronteira com a Bolívia.

O próprio embaixador boliviano recebeu reclamações e afirmou que as irregularidades serão corrigidas de imediato. Samaniego também prometeu apurar os supostos abusos cometidos por funcionários públicos daquele país.

Um grupo de 400 brasileiros que estudam na Universidade Upal (privada) recebeu uma multa de R$ 1,4 milhão. Eles podem ter as matrículas canceladas caso não quitem a dívida.

Perpétua Almeida lembrou que Brasil e Bolívia mantêm um acordo que permite o ingresso aos nacionais residentes nas áreas de fronteira tanto para atividade remunerada como para a freqüência nos estabelecimentos de ensino públicos e privados de ambos os países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *