Agenda

Brasil e Espanha buscarão os mercados da Ásia e Or
04/06/2012
Brasil vai ajudar Palestina em acordo com o MERCOS
04/06/2012

EUA acredita no futuro da Cúpula das Américas

EUA acredita no futuro da Cúpula das Américas

Brasília – O governo dos Estados Unidos acredita que a Cúpula das Américas continuará sendo realizada no futuro e não teme que o debate em torno da participação de Cuba impeça novas edições do evento.

Washington espera ainda que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos seja fortalecida a partir da Assembléia Geral da OEA que começa neste domingo, 3, em Cochabamba, Bolívia.

Mike Hammer, porta-voz do Departamento de Estado, afirmou que a Cúpula das Américas continuará existindo apesar das diferenças entre as posições dos Estados Unidos e Canadá e dos demais países que exigem a participação de Cuba.

Ele disse ainda que este tema poderá ser retomado no encontro da Organização dos Estados Americanos, na Bolívia, mas que a posição norte-americana não muda: Cuba só participa quando tiver um governo democraticamente eleito.

A Secretária de Estado Hilary Clinton não participará do encontro de Cochabamba e será representada pela Subsecretária para a América Latina, Roberta Jacobson.

Em relação aos Direitos Humanos, a maioria dos países da região defende mudanças para a Comissão Interamericana. Os Estados Unidos preferem manter as coisas como estão, embora deseje o seu fortalecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *