Base Industrial da Defesa
18/10/2010
Colômbia quer aprofundar relação com os EUA
20/10/2010

EUA cobra responsabilidade da Venezuela em temas n

EUA cobra responsabilidade da Venezuela em temas nucleares

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou-se preocupado com o acordo nuclear firmado entre Venezuela e Rússia e pediu que o país sul-americano atue com responsabilidade.

De acordo com Obama, a Venezuela tem o direito de usar pacificamente a energia nuclear, mas deve assegurar-se de que o sistema não será empregado militarmente.

O Departamento de Estado confirmou que acompanha de perto a evolução dos entendimentos entre Chávez e Medvedev, mas que o desejo do governo norte-americano é pôr fim às rivalidades e dar início a uma relação estreita de cooperação com Chávez.

Barack Obama explicou que “os Estados Unidos não têm interesse em aumentar a fricção com a Venezuela, ou entre a Venezuela e seus vizinhos, mas acreditamos que o presidente Chávez deve atuar de forma responsável neste assunto”.

Obama explicou ainda que após as eleições legislativas de novembro, pretende convocar o Congresso norte-americano para que junto com o Executivo, atue de forma consensuada em relação à América Latina.

Ele quer o apoio de republicanos e democratas para expandir os laços comerciais e a cooperação com toda a região.

Sobre Cuba, Obama condicionou a adoção de medidas mais flexíveis quanto ao embargo econômico, ao aumento da liberdade na ilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *