Relações Exteriores

Geopolítica
02/10/2014
Integração Regional
02/10/2014

Investigação

EUA investigam pagamento de suborno na compra do Super Tucano

Brasília – O embaixador dos Estados Unidos na República Dominicana, James Wally Brewster, confirmou nesta quarta-feira, 1º, que o seu governo investiga o possível pagamento de suborno durante a presidência de Leonel Fernández, na compra de oito aeronaves brasileiras Super Tucano. O negócio custou cerca de US$ 92 milhões e o suborno teria sido de US$ 3,5 milhões.

Os aviões foram adquiridos para fortalecer a vigilância e a luta contra o narcotráfico naquele país. À época da compra, Fernández enfrentou fortes resistências por ter optado pelo modelo brasileiro.

De acordo com Brewster, autoridades brasileiras também investigam se houve suborno e fraude envolvendo a fabricante brasileira e o governo dominicano. Entre os implicados estariam um senador e um militar da reserva, ambos dominicanos.

Já a Procuradoria-Geral da República dominicana garante que tem colaborado com as autoridades brasileiras e norte-americanas com o objetivo de esclarecer as operações que envolvem a compra dos aviões.

Em Santo Domingo, não é segredo que as negociações teriam envolvido a fabricante brasileira no pagamento de subornos a militares dominicanos e argentinos. Até o momento, apenas o nome do coronel Carlos Piccini foi citado publicamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *