Oriente Médio
16/08/2012
UNASUL vai acompanhar eleições na Venezuela
16/08/2012

EUA minimiza participação da Índia em Cúpula no Ir

EUA minimiza participação da Índia em Cúpula no Irã

Brasília – O governo dos Estados Unidos tratou de minimizar a participação do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, na Cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados (NOAL), que se realiza em Teerã.

O Departamento de Estado prefere acreditar que Manmohan Singh aproveitará a ocasião para cobrar do Irã o cumprimento de suas obrigações internacionais.

Para os Estados Unidos, é fundamental que seus aliados interajam com o Irã, para que o país abandone suas ambições nucleares e bélicas.

Além disso, o Departamento de Estado espera que a Índia expresse a preocupação mundial quanto ao apoio que o Irã oferece a organizações terroristas.

Os Estados Unidos também deixaram claro que têm conversado com as autoridades indianas a respeito do Irã.

Washington ainda acredita num acordo do Irã com o chamado P5+1 em relação ao seu programa nuclear.

Embora defenda uma maior interlocução com Teerã, os Estados Unidos também estimulam a que a comunidade internacional aperte o cerco contra o Irã, endurecendo ainda mais as sanções econômicas contra o país.

A Índia, por exemplo, é um dos países que segue importando petróleo do Irã. Rússia e China também têm ignorado as sanções econômicas e seguem comprando e vendendo para os persas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *