Nasce oficialmente a UNASUL
14/12/2011
Bolívia comprará helicópteros para a Força Aérea e
14/12/2011

EUA tentam melhorar as relações com Bolívia, Equad

EUA tentam melhorar as relações com Bolívia, Equador e Venezuela

Brasília – O governo dos Estados Unidos pretende melhorar o diálogo com Bolívia, Equador e Venezuela, onde o país está sem embaixador há quase dois anos. De acordo com a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, “sempre há lugar para melhorar qualquer relação, e por isso mantemos o diálogo”.

Nuland explicou que as relações com a Bolívia melhoraram muito nos últimos meses. No caso da Venezuela, a situação continua difícil. A prioridade para Washington neste momento é normalizar as relações pelo menos para que haja a troca de embaixadores.

“Esses países são diferentes, a relação é diferente, as razões pelas quais chegamos a essa situação, são diferentes”, afirmou.

Victoria Nuland não confirmou se o presidente Barack Obama participará da Cúpula das Américas em Cartagena de Índias, Colômbia, em abril de 2012.

Em setembro, Estados Unidos e Equador acertaram a troca de embaixadores. Os dois países haviam retirado seus representantes em abril deste ano.

Já as relações com a Bolívia foram relançadas em novembro após três anos de congelamento. No entanto, La Paz continua negando o acesso da DEA, agência antidrogas norte-americana ao seu território.

Enquanto isso, Venezuela e Estados Unidos continuam sem embaixadores desde 2010 quando o presidente Hugo Chávez rechaçou o nome de Larry Palmer para o cargo em Caracas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *