Defesa

Peru e Estados Unidos retomam cooperação em Defesa
30/03/2012
Estudantes brasileiros na Bolívia são surpreendido
30/03/2012

EUA: veteranos das guerras no Iraque e Afeganistão

EUA: veteranos das guerras no Iraque e Afeganistão irão lutar contra as Farc

Brasília – O Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu oferecer à Colômbia, a experiência de combatentes das guerras do Iraque e Afeganistão, para lutarem contra as Farc. Chefes de brigadas experimentados em combate serão enviados à América do Sul para atuar na Força Tarefa Conjunta contra a guerrilha.

A informação é do chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, que nesta quinta-feira, 29, reuniu-se em Brasília com o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Dempsey realizou visita de dois dias à Colômbia antes de desembarcar no Brasil. Antes de Brasília, Dempsey esteve no Amazonas para conhecer o trabalho realizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

Segundo ele, “estamos nos preparando para enviar à Colômbia alguns comandantes de brigada que estiveram no Iraque e Afeganistão para que cooperem com os militares colombianos. Os desafios que esses militares encaram não são muito diferentes daqueles que enfrentamos no Iraque e Afeganistão”.

Pelo acordo, os militares norte-americanos permaneceram por duas semanas na Colômbia, compartilhando conhecimentos e experiências, principalmente em relação à segurança fronteiriça, proteção de infra-estruturas críticas, inteligência, vigilância, reconhecimento, transporte aéreo e aviões não tripulados.

A Força Tarefa Conjunta está dedicada exclusivamente ao combate às Farc. A cooperação com o Pentágono pretende reduzir à metade o poderio militar da guerrilha em dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *