Relações Exteriores

Integração Regional
15/04/2015
Diplomacia
15/04/2015

Integração Regional

EUBrasil saúda declaração brasileira em defesa do acordo Mercosul – UE

Brasília – A EUBrasil, associação sediada em Bruxelas e única plataforma privada de networking na Europa e no Brasil criada com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das relações comerciais entre a UE e o Brasil e, ao mesmo tempo, promover o intercâmbio político e cultural, saudou a declaração da presidente Dilma Rousseff em defesa de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. A presidente falou a respeito durante o Fórum Empresarial das Américas, realizado no dia 9 na Cidade do Panamá.

De acordo com Luigi Gambardella, presidente da EUBrasil, “a declaração é muito importante porque foi o primeiro sinal concreto da presidente neste segundo mandato. Depois de tantos adiamentos, o Brasil afirma que ‘chegou a hora’ e nós acreditamos que o Brasil está certo: a hora chegou e também acreditamos que os europeus estão prontos para a oferta”.

A EUBrasil reúne think tanks, lideranças empresariais, formadores de opinião e acadêmicos brasileiros e europeus, bem como membros do Congresso Nacional brasileiro e do Parlamento Europeu diretamente envolvidos no processo de tomada de decisões dentro da parceria estratégica UE-Brasil.

Apesar do otimismo da EUBrasil, ainda existem muitos obstáculos a serem resolvidos. O impasse do momento é que o Mercosul se declara pronto, mas a Comissão Europeia pediu para avaliar a oferta latino-americana antes de apresentar a sua própria.

Nesta quinta-feira, 17, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, recebe seu colega do Uruguai, Rodolfo Novoa, favorável à uma maior flexibilização das normas vigentes no Mercosul. Os dois irão se encontrar em Brasília para discutir como impulsionar as negociações paralisadas para um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Na avaliação da EUBrasil, um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul será benéfico para ambas as economias e os esforços deverão ser conjuntos para que um acordo equilibrado, abrangente e ambicioso, seja firmado o mais rapidamente possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *