Agenda

Secretaria-Geral da ONU
20/09/2016
Relações Internacionais
21/09/2016

Política

EUROLAT discute agenda global em sessão no Uruguai

Brasília – Montevidéu recebe nesta terça-feira, 20, a IX Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Euro-Latino-Americana (EUROLAT), que contará com a participação de deputados europeus e membros do Parlasul, Parlatino e dos parlamentos Andino e Centro-Americano.

Na agenda, temas globais como a luta contra o crime organizado e o terrorismo, o financiamento dos partidos políticos, e o desenvolvimento de uma agenda digital comum entre a União Europeia, América Latina e Caribe. Além disso, os parlamentares discutirão como combater o emprego informal, os desafios e oportunidades dos fluxos migratórios e as relações comerciais entre a União Europeia e os países da América Latina, e de ambas regiões com a China.

A EUROLAT pretende ainda criar um espaço comum de pesquisa e investigação no âmbito do diálogo União Europeia – Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

Durante a plenária, serão aprovadas seis resoluções elaboradas pelas comissões de Assuntos Políticos, Assuntos Econômicos, Assuntos Sociais e Desenvolvimento Sustentável, e pelo Grupo de Trabalho sobre Migrações.

Antonio Tajani, vice-presidente do Parlamento Europeu, e Ramón Jáuregui, presidente europeu da EUROLAT, junto com o senador Roberto Requião, presidente latino-americano da EUROLAT, e Jorge Taiana, presidente do Parlasul, conduzirão os trabalhos.

Paralelamente, os parlamentares vinculados a partidos de esquerda das duas regiões se reunirão para discutir junto com representantes de movimentos sociais, uma maior articulação e unidade “para enfrentar a ofensiva política e econômica dos centros de poder na América Latina”.

Essas agrupações acreditam que há uma investida contra as conquistas dos chamados “governos progressistas” expressado por “golpes de Estado” como teria ocorrido no Brasil, mas também por meio de novos acordos e tratados comerciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *