Mundo

Integração Regional
06/02/2017
Política
06/02/2017

Política

Ex-presidente do Chile se diz decepcionado com a falta de resposta da América Latina a Trump

Brasília – O ex-presidente chileno Ricardo Lagos, candidato à sucessão de Michele Bachellet, se diz "decepcionado” pela falta de resposta da América latina às políticas, ações e declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para Lagos, “a região deveria ter reagido com firmeza em relação à construção de um muro na fronteira com o México”.

Para Ricardo Lagos, os países latino-americanos deveriam ter lançado uma campanha “Somos todos México” em solidariedade com aquele país e com o propósito de fortalecer ainda mais os laços de integração regional. “O que está fazendo Trump, de construir um muro e dizer que o México terá de pagá-lo é uma ofensa a todos os latino-americanos”, afirmou.

Aos 78 anos, Ricardo Lagos confirmou que deverá postular uma nova candidatura presidencial nas eleições de novembro. O favorito nas pesquisas também é outro ex-presidente, Sebastián Piñera.

Para Lagos, que é socialista, a América Latina não está sofrendo uma guinada à direita. “É verdade que certas políticas populistas no longo prazo explodem, como estamos vendo na Venezuela, mas o debate na região segue sendo em torno da igualdade”, vaticinou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *