Opinião

EMBRAER apresenta Super Tucano em feira na Turquia
22/05/2007
A “Revolução Copernicana” nos estudos da Defesa
25/05/2007

Ex-presidente português cobra políticas públicas s

Ex-presidente português cobra políticas públicas sérias

O ex-presidente de Portugal, Mário Soares, defendeu a adoção de políticas públicas sérias como forma de se garantir o futuro da democracia no século XXI. Soares falou nesta terça-feira no II Seminário Internacional sobre Federalismo e Desenvolvimento, que é promovido pela Associação Brasileira de Municípios e termina nesta quarta-feira, em Brasília.

Fundador do Partido Socialista Português, Mário Soares cobrou a implementação de projetos de desenvolvimento sustentável ligados ao bem estar das pessoas e ao modelo social e não apenas à preservação dos recursos ambientais. Segundo ele, “sem essa noção do conceito de desenvolvimento sustentável, toda ação política perde o sentido”.

Mário Soares também disparou contra o neoliberalismo ao defender o Estado como regulador do mercado para que a sociedade não sofra com as desigualdades.

Na avaliação do líder socialista, o Estado deve enfrentar o poder das empresas transnacionais e dos grandes grupos de comunicação para que as democracias não se transformem em plutocracias, regime onde o dinheiro tem mais peso do que os princípios legais que alicerçam a democracia.

Mário Soares destacou que o intercâmbio de experiências e possíveis parcerias entre Brasil e União Européia avança com a posse de Portugal na presidência do bloco em julho. “Vamos realizar um encontro só para olhar para o Brasil, esse país continental com o qual temos que nos integrar e estabelecer projetos”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *