Defesa

Helicóptero para as Forças Armadas vai custar 200
15/04/2009
EADS quer desenvolver projetos com o Brasil
15/04/2009

Exército apresenta novo blindado Urutu 3

Exército apresenta novo blindado Urutu 3

O Comando do Exército apresentou nesta terça-feira, a VBTP (Viatura Blindada Transporte de Pessoal) que tem o projeto orçado em US$ 1,5 milhão e grande potencial de exportação a América Latina.

De acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a VBTP é um exemplo da política de auto-suficiência defendida pelo governo. A previsão de nacionalização é de pelo menos 60%, em preço e em itens.

Tem capacidade para transportar até onze militares e desenvolver uma velocidade superior aos 100 km/h, além de uma autonomia de 600 km.

Supervisor do projeto, o coronel José Carlos dos Santos, afirmou que o primeiro protótipo deve estar pronto até o final do ano.

O blindado é desenvolvido pelo CTEx e a empresa Iveco Latin America, subsidiária da Fiat, e está sendo fabricado em Sete Lagoas (MG).

As primeiras 16 unidades começam a ser produzidas em 2011.

O veículo poderá ser empregado em missões de defesa externa, de garantia da lei e da ordem, e de garantia da paz a serviço da Organização das Nações Unidas.

O Exército informou que onze versões do veículo deverão substituir os blindados Urutu e Cascavel produzidos pela Engesa e que foram exportados para 20 países.

De cerca de 880 unidades do Urutu fabricadas nas décadas de 1970 e 1980, 220 foram adquiridas pelo Exército e Marinha. Iraque, Jordânia, Colômbia e Venezuela, foram alguns dos países que importaram o blindado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *