Exército apresenta novo blindado Urutu 3
O Comando do Exército apresentou nesta terça-feira, a VBTP (Viatura Blindada Transporte de Pessoal) que tem o projeto orçado em US$ 1,5 milhão e grande potencial de exportação a América Latina.
De acordo com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a VBTP é um exemplo da polÃtica de auto-suficiência defendida pelo governo. A previsão de nacionalização é de pelo menos 60%, em preço e em itens.
Tem capacidade para transportar até onze militares e desenvolver uma velocidade superior aos 100 km/h, além de uma autonomia de 600 km.
Supervisor do projeto, o coronel José Carlos dos Santos, afirmou que o primeiro protótipo deve estar pronto até o final do ano.
O blindado é desenvolvido pelo CTEx e a empresa Iveco Latin America, subsidiária da Fiat, e está sendo fabricado em Sete Lagoas (MG).
As primeiras 16 unidades começam a ser produzidas em 2011.
O veÃculo poderá ser empregado em missões de defesa externa, de garantia da lei e da ordem, e de garantia da paz a serviço da Organização das Nações Unidas.
O Exército informou que onze versões do veÃculo deverão substituir os blindados Urutu e Cascavel produzidos pela Engesa e que foram exportados para 20 paÃses.
De cerca de 880 unidades do Urutu fabricadas nas décadas de 1970 e 1980, 220 foram adquiridas pelo Exército e Marinha. Iraque, Jordânia, Colômbia e Venezuela, foram alguns dos paÃses que importaram o blindado.