Brasília, 18 de outubro de 2018 - 18h26

Exército realiza Seminário sobre Nanotecnologia e

24 de outubro de 2009
por: InfoRel

Para debater a contribuição da Nanotecnologia como fator estratégico da inovação tecnológica nas áreas de Defesa e Segurança, o Seminário Internacional “Nanotecnologia e Defesa: Atualidade e Perspectivas” acontece em Brasília nos dias 26 e 27 deste mês.


 


Promovido pelo Estado-Maior do Exército, o evento reunirá cerca de 200 convidados, entre civis e militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, ministérios da Defesa, Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores, instituições industriais, empresários, cientistas e pesquisadores.


 


Será a primeira vez que um evento desta natureza é realizado num país latino-americano.


 


A Nanotecnologia é considerada a quinta revolução industrial, pois manipula materiais em escala de átomos e moléculas, ou seja, um bilionésimo de metro.


 


Cerca de US$ 10 bilhões são investidos anualmente no setor, especialmente pelos Estados Unidos, Europa, Israel, Índia e China.


 


A Nanotecnologia já é uma realidade para combatentes das Forças Armadas de vários países, através de capacetes e coletes mais leves e resistentes, uniformes com proteção bactericida, fungicida, hidrofóbica, antigases, mais resistentes ao calor – protegendo mais e proporcionando maior conforto aos soldados – além de não serem detectáveis por binóculos noturnos.


 


Igualmente, outros benefícios já são disponibilizados para os combatentes como nano filtros para purificação da água, nano sensores para gases, nano células solares e nano baterias para a geração e armazenagem de energia, coturnos com maior resistência e tratamento antisuor e antitérmicos e muito mais.


 


Além do combatente, a Nanotecnologia está sendo aplicada nos sistemas de direcionamento de mísseis, nos sistemas de comunicação e transmissão de imagens e dados, nas carenagens de veículos militares, nos sensoriamento e monitoramento de áreas de conflito, dentre outros.


 


Estão confirmadas as presenças dos seguintes especialistas internacionais:


 


Estados Unidos - Dr. Adam Madison Rawlett, (PhD) , do U. S. Army Research Laboratory, Aberdeen Proving Ground, Maryland (Team Leader, Materials Design and Synthesis Team; U. S. Army Research Laboratory, Aberdeen Proving Ground, Maryland. Leading team of 15 in the research and synthesis of organic/inorganic compounds, metallic nanoparticles, assembly and characterization of self assembled monolayers and hierarchical assembled systems, non linear optical materials, and coating additives for chemical and biological weapon decontamination. Responsible for several multi-million dollar programs).


 


China - Major General Professor Dr. Xu Bin-shi (PhD)- Diretor do National Key Laboratory for Remanufactoring - Academy of Armored Forces Engeneering e Membro da Academia de Engenharia da China. Como pesquisador o Dr. Professor Xu Bin-shi é um dos mais reverenciados cientistas da República Popular da China, recebeu inúmeros prêmios, tem mais de 20 patentes registradas, 400 trabalhos científicos publicados.


 


Reino Unido - Dr. Douglas Imeson (PhD - Oxford University) - Assessor de Nanotecnologia do Ministério da Defesa e Cientista Pesquisador do Defence Science and Technology Laboratory (Dstl) / Defence Evaluation and Research Agency (DERA).


 


India - DR. Sampad Raj Vadera (PhD) - Cientista e Diretor do Laboratório de Defesa de Jodhpur (DRDO).


 


França - Dr. Eric Pleska (PhD) - Responsável pelo Pólo de Materiais e Componentes da DGA - Délégation Générale pour Larmement, orgão do Ministère de la Défense da França.


 


Israel - Dr. Etziq Elimelech (PhD) - Chefe da Divisão de Sistemas Terrestres da Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Defesa.


 


Pelo Brasil, participam o General Augusto Heleno Ribeiro Pereira - Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, e o Dr. Mário Baibich - Cientista e Pesquisador da UFRGS e Diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT.


 


Programa


 


Dia 26 de Outubro


 


14h – Abertura Solene


General-de-Exército Darke Nunes de Figueiredo – Chefe do Estado-Maior do Exército


14h15 – “A Importância da Inovação Tecnológica para o Exército Brasileiro


General-de-Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira – Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército


15h15 – “A Nanotecnologia e o Combatente do Futuro : A Visão do Exército dos Estados Unidos da América“


Dr. Adam Madison Rawlett – US Army Research Laboratory


16h – Debates


16h15 – Intervalo


16h30 – “A Contribuição da Nanotecnologia para a Inovação no Exército da República Popular da China” Major General Xu Bin-shi – Diretor do National Key Laboratory for Remanufacturing – Academy of Armored e Forces Engineering e Membro da Academia Chinesa de Engenharia


17h15 – Debates


17h30 – Encerramento do 1º dia


 


Dia 27 de Outubro


 


09h – Abertura dos trabalhos


09h15 – “Os Nano Materiais e suas Aplicações nas Áreas de Defesa”


               Dr. Mario Baibich – Diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED) – Ministério da Ciência e Tecnologia


10h15 – “A Incorporação da Nanotecnologia nas Áreas de Defesa da França”


               Dr. Erik Pleska – Responsável pelo Pólo de Materiais e Componentes da DGA – Délégation Générale pour Larmement, do Ministério da Defesa da França


11hh – Debates


11h30 – “As Perspectivas da Nanotecnologia na visão da Organização de Pesquisas e Desenvolvimento em Defesa da Índia”


   Dr. Sampat Raj Vadera – Diretor Associado do Defence Laboratory Jodhpur (DRDO) - India


12h15 – Debates


14h –“Aplicações da Nanotecnologia em Defesa e Segurança: perspectiva do Reino Unido”


                Dr. Imeson Douglas – Especialista em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais do “Defense Science end Technology Laboratory” - Ministério da Defesa do Reino Unido


14h45 – Debates


15h15 -  “O Projeto do Soldado do Futuro em Israel”


                Dr. Iziq Elimelech – Especialista em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais do “Defense Science end Technology Laboratory” - Ministério da Defesa do Reino Unido


16h – Debates


16h15 – Intervalo


16h30 - “Novas Tecnologias de Defesa : A Importância do Intercâmbio Internacional”


               General-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira – Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa


17h15 – Encerramento.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...