Defesa

Negócios
29/09/2016
Geopolítica
29/09/2016

Projeto Estratégico

Exército recebe segundo lote de viaturas do Projeto Astros 2020

Brasília – Nesta sexta-feira, 30, o Exército receberá o segundo lote de viaturas Astros, na versão MK-6, no 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, em Formosa (GO). A entrega das viaturas é parte do Projeto Estratégico Astros 2020, que tem o objetivo de dotar o Exército de meios capazes de prestar um apoio de fogo de longo alcance, com elevada precisão e letalidade.

O Exército informou por meio de nota que esse lote irá equipar o recém-criado 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (16º GMF), por transformação do 16º Grupo de Artilharia de Campanha, sediado em São Leopoldo (RS), e, ainda, completará o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), na cidade goiana.

No total, serão entregues 11 viaturas do sistema Astros, com capacidade de realizar a coordenação, comando e controle, levantamento meteorológico, remuniciamento e disparos de foguetes e mísseis, com alcance até 300 Km.

O Projeto Estratégico Astros 2020 tem em seu escopo, a pesquisa e o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro, do Foguete Guiado e de Simulação Integrada Astros; projetos de aquisições; e de construções de estruturas físicas – o Forte Santa Bárbara, em Formosa, além da modernização das viaturas do Sistema Astros já em uso pelo Exército.

Esse projeto tem como um de seus principais objetivos proporcionar à Força Terrestre a capacidade de contribuir com a Dissuasão Extrarregional, atendendo às diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *