Pesquisadores terão R$ 2,4 milhões da Finep
06/06/2006
Ministério da Saúde vai discutir atendimento a ref
06/06/2006

Exploração do espaço em discussão na ONU com parti

Exploração do espaço em discussão na ONU com participação do Brasil

Pela primeira vez, um presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, participa da reunião anual do Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) para Usos Pacíficos do Espaço Exterior (Copuos), em Viena, na Áustria. Este é um dos principais fóruns internacionais para questões relativas ao setor espacial. Entre os assuntos que serão discutidos estão a destinação dos detritos espaciais e as fontes de energia nuclear no espaço.

Segundo a AEB, Sérgio Gaudenzi vai apresentar uma proposta de cooperação para o uso de imagens de satélite. O tema deverá ser tratado na reunião do Copuos em 2007. Gaudenzi ressaltou que o tema conta com o apoio de diversos países, mas precisa passar pelo crivo da Assembléia Geral da ONU, instância que define a agenda do órgão.

“Hoje em dia, as aplicações espaciais são fundamentais a um país, sobretudo em sensoriamento remoto, para o conhecimento adequado do território e a busca de soluções para as questões locais”, explicou o assessor de Cooperação Internacional da AEB, embaixador Carlos Campelo.

O Brasil pretende estimular a cooperação entre os países para a obtenção da infra-estrutura de recepção, processamento e análise das informações contidas nas imagens de satélite.

Essas imagens cumprem um importante papel no conhecimento e gerenciamento de riquezas naturais e podem ser utilizadas na previsão de safras agrícolas e controle da devastação florestal, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *