Mundo

Cooperação Científica
14/12/2016
Infraestrutura Regional
14/12/2016

Economia Regional

Exportações da América Latina e Caribe cairão US$ 50 bilhões em 2016

Brasília – De acordo com o informe anual “Estimativas das Tendências Comerciais da América Latina e Caribe”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as exportações da região cairão cerca de US$ 50 bilhões em 2016. No ano passado, a desaceleração foi de 15% e a América Latina e o Caribe já acumulam quatro anos de contração consecutiva.

O documento revela ainda queda nas exportações para os Estados Unidos de 5% e dentro da região, de 11%. Para a China, as exportações também sofreram uma queda de 5%.

Na avaliação do BID, a deterioração dos preços dos produtos básicos continua sendo o principal fator de desempenho da exportação regional. Apesar da melhora sensível nos preços em 2016, os valores seguem abaixo dos níveis registrados em 2014.

As piores notícias chegam da Venezuela onde o valor total das exportações fechará o ano com queda de 32%, depois do colapso de 51% sofrido em 2015. Para que o cenário seja revertido, é preciso que os preços dos produtos básicos suba e que haja forte recuperação do comércio intrarregional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *