Forças Armadas recebem os primeiros helicópteros E
20/12/2010
Caças supersônicos F5 na defesa da Amazônia
20/12/2010

FAB terá aeronave para patrulhar o pré-sal

FAB terá aeronave para patrulhar o pré-sal

A Força Aérea Brasileira utilizará o P-3 AM Orion nas operações de patrulhamento do pré-sal. O processo de entrega da primeira unidade teve início no dia 3, em Madri.

Participaram da cerimônia o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito.

Segundo a Força Aérea, as três primeiras aeronaves devem chegar a Salvador (BA), de onde serão operadas, no primeiro semestre do ano que vem, após uma campanha de treinamento de tripulações na Espanha.

Os nove aviões estarão no Brasil até 2012.

O P-3 é uma aeronave equipada com uma grande gama de sensores especiais, que viabilizarão a execução de diversas missões, por exemplo, de busca e resgate, como ocorreu no ano passado, com o emprego de aeronaves R-99 na localização de destroços do vôo 447 no Oceano Atlântico, dentro da área de responsabilidade brasileira de 6.400.000 km².

“A aquisição desse modelo de aeronave e de sua modernização representa importante mudança no padrão operacional da FAB, colocando a instituição na primeira linha de equipamentos de Patrulha Marítima”, informou a FAB.

O P3 modernizado tem autonomia de 16 horas de vôo, mesmo à baixa altura, o que permite se manter em uma área de operação por muitas horas, mesmo que afastada do litoral.

A aeronave não permite que navios e submarinos passem despercebidos e, se for necessário, poderá dispor de armamentos como mísseis, torpedos, bombas e bóias radiossônicas para negar o uso do mar à embarcações hostis.

Para a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), os P-3AM ORION serão empregados em consonância com as diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Defesa, visto que incrementarão, substancialmente, a capacidade do Brasil na busca de proteger os interesses nacionais e, de modo especial, na região do pré-sal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *