Brasília, 17 de outubro de 2018 - 12h17

Farc garante que não haverá rendição

27 de setembro de 2010
por: InfoRel

Menos de uma semana após o bombardeio que resultou na morte do principal estrategista militar das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Jorge Bricenõ, mais conhecido por Mono Jojoy, a organização informa que não haverá rendição.



 



De acordo com as Farc, o grupo segue buscando uma oportunidade de paz.



 



Por outro lado, o presidente Juan Manuel Santos, garantiu que os ataques serão intensificados. O objetivo do governo agora é o líder da guerrilha, Alfonso Cano.



 



Considerado o principal ideólogo da organização, Cano assumiu o comando das Farc em 2008 após a morte de Manuel Marulanda (Tiro Fijo).



 



Mesmo acuada com a perda de combatentes e de seus principais líderes, as Farc afirmam que a paz e a reconciliação não serão obtidas por meio do extermínio da guerrilha.



 



Além disso, as Farc acusam os meios de comunicação de “cantarem uma falsa e vitoriosa aniquilação da insurgência”.



 



A organização também afirma que as Forças Militares da Colômbia não estão preocupadas com os 17 seqüestrados reféns da guerrilha, alguns com 12 anos de cativeiro.



 



A Força Aérea Colombiana (FAC), por sua vez, garantiu que as bombas utilizadas contra o acampamento onde foi morto Mono Jojoy, são dirigidas por coordenadas e que informações de inteligência garantiam que ali não havia seqüestrados.



 



Ao visitar a serra da Macarena, o presidente Juan Manuel Santos, afirmou que o país está diante do “início do fim das Farc”.



 



Santos revelou que 15 computadores, 94 memórias USB e 14 discos rígidos, foram encontrados no acampamento em condições de serem analisados.



 



Segundo ele, “onze vezes superior em qualidade e quantidade ao que foi encontrado nos computadores de Raúl Reyes. Essas informações facilitarão o trabalho de ir atrás de todos os integrantes das Farc, de suas redes de apoio, de suas fontes de financiamento e de seus ativos”.


Warning: pg_exec(): Query failed: ERROR: invalid input syntax for integer: "" LINE 1: SELECT * FROM inforel.categoria_noticias WHERE id = ''; ^ in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 104

Warning: pg_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/inforel/www/classes/categoria_noticias.php on line 106

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...