Agenda

América do Sul
24/11/2015
Cláusula Democrática
24/11/2015

Cooperação Jurídica

Finaliza Reunião Especializada dos Ministérios Públicos do Mercosul

Brasília – Neste final de semana, finalizou a Reunião Especializada dos Ministérios Públicos do Mercosul, na cidade paraguaia de Encarnación. O evento contou com representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Uruguai, Venezuela  e Paraguai. O encontro coincidiu com duas operações de cooperação jurídica entre os ministérios públicos do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.

A extradição do ex–intendente de Ypehjú, Vilmar Acosta Marqués, apontado como autor intelectual do assassinato do jornalista Pablo Medina e de sua assistente Antonia Almeida, foi resultado do trabalho conjunto entre os ministérios públicos do Brasil e do Paraguai.

Por outro lado, os ministérios públicos do Paraguai, Chile e Argentina, atuaram de forma conjunta da Operação “Ojo del Salado”, que permitiu a prisão de 12 integrantes de uma organização internacional de tráfico de drogas.

“Com este encontro buscamos potencializar a atuação dos ministérios públicos através do aperfeiçoamento dos mecanismos operacionais de assistência jurídica por meio do intercâmbio de experiências e práticas exitosas, desenvolvidas no âmbito do Mercosul”, afirmou o Procurador-Geral paraguaio, Javier Díaz Verón.

Durante o evento, os representantes dos ministérios públicos discutiram formas de fortalecer a luta contra a criminalidade organizada, e melhorar os mecanismos de persecução penal e cooperação, principalmente nas zonas de fronteira. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *