Venezuela
02/12/2005
Programa Espacial
04/12/2005

Programa Nuclear

Fiscalização e controle da atividade nuclear é tema de encontro

A Comissão Nacional de Energia Nuclear [CNEN], realizou nos dias 1º e 2 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, o 1º Encontro Nacional de Informação Regulatória, que contou com a participação de 400 especialistas de 17 estados, e permitiu a discussão das normas e processos de licenciamento, fiscalização e controle das atividades nucleares no país.

Além disso, a CNEN buscou esclarecer os profissionais que atuam no setor como são realizadas essas ações, abrindo espaço para discussões técnicas que possam aperfeiçoá-las.

Este foi o primeiro encontro do tipo na área nuclear. A CNEN pretende estimular o debate e abrir um canal mais amplo de comunicação com os agentes públicos e privados da área nuclear.

Segundo Odair Dias Gonçalves, presidente da Comissão, “não pretendemos que esse evento se esgote aqui, mas sim que ele seja um marco no relacionamento entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear e as entidades controladas”.

Para Gonçalves, a CNEN pretendia apresentar-se às instituições, pessoas e empresas controladas sobre o que faz e por que, nas áreas de radioproteção, controle e normatização e credenciamento, e como melhorar essas ações e o relacionamento com organismos e pessoas reguladas.

A programação do ENIR contou com uma apresentação sobre a estrutura da CNEN para regulação nuclear, as atividades desenvolvidas para licenciamento e controle de instalações nucleares e radioativas, e aspectos específicos da regulação nuclear no Brasil, além de uma abordagem sobre a formação de profissionais para área nuclear.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *