Uruguai fortalece cooperação em defesa com Argenti
07/12/2010
Super Tucano
08/12/2010

Foguete com experimentos será lançado ao espaço no

Foguete com experimentos será lançado ao espaço no sábado

Como parte das atividades de preparação para o lançamento do foguete de médio porte VSB-30, previsto para acontecer sábado, 11, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi lançado, às 14h18 desta segunda-feira, 6, o foguete de treinamento Orion V3.

A atividade, que integra a Operação Maracati II, foi considerada um sucesso e confirmou as possibilidades para o lançamento do VSB-30 no sábado, missão que levará experimentos científicos para testes em microgravidade.

Com cerca de cinco metros de comprimento, o Orion atingiu o apogeu de 104km/s e teve uma trajetória de 316 segundos.

Com o exercício, foi possível testar os sistemas de telemetria localizados no Centro de Lançamento de Alcântara, no município de Raposa (MA), e também no Centro de Lançamento Barreira do Inferno, em Natal (RN), que participou do monitoramento das atividades.

A operação de teste foi orçada em R$180 mil e trata-se de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Alemã.

Na segunda parte da Operação Maracati II, o foguete VSB-30, desenvolvido por técnicos brasileiros, vai levar para testes cerca de dez experimentos desenvolvidos por universidades, institutos de pesquisas e alunos do ensino fundamental que fazem parte dos programas desenvolvidos nas escolas pela AEB.

Grande parte dos experimentos são ligados às áreas de tecnologia, biologia e alguns diretamente relacionados ao desenvolvimento de sistemas para atividades espaciais.

Em operação desde 2004, o VSB-30 possui 12,7 metros e atinge um apogeu de 250 km/s.

Esse será o décimo lançamento do foguete e o segundo realizado no Brasil. Os demais aconteceram na Base de Esrange, na Suécia, todos considerados bem-sucedidos.

O primeiro lançamento no Brasil aconteceu em julho de 2007, no CLA.

Na ocasião, o foguete também transportou experimentos científicos, mas a carga útil não foi recuperada e apenas parte dos experimentos obteve resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *