Relações Exteriores

Justiça fortalece cooperação com a Bolívia
31/03/2011
Câmara deve votar tratados de Itaipu e UNASUL
04/04/2011

Fora da CAN, Venezuela busca nova relação com vizi

Fora da CAN, Venezuela busca nova relação com vizinhos

A Venezuela busca maior dinamismo em suas relações econômicas e diplomáticas com Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, países que integram a Comunidade Andina de Nações, da qual se retirou em 2006.

As obrigações que a Venezuela ainda tem com a Comunidade Andina expiram em 21 de abril e de acordo com o ministro das Relações Exteriores do país, Nicolás Maduro, novos acordos já começaram a ser firmados com os antigos sócios.

Na semana passada, Hugo Chávez realizou visita à Bolívia onde assinou mais de 40 convênios. Segundo Maduro, os acordos estão sendo firmados com base nos princípios do Tratado de Comércio dos Povos da Alba.

Para o governo venezuelano, o espectro dos acordos será ampliado tendo em conta que também Antígua e Barbuda, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua e São Vicente e Granadinas, integram o bloco bolivariano.

No próximo sábado, os presidentes Hugo Chávez e Juan Manuel Santos se reúnem em Cartagena de Índias e já discutirão a relação bilateral “baseada num novo tipo de relacionamento”, explico Maduro.

Hugo Chávez decidiu retirar a Venezuela da CAN para defender a economia do país ante a proposta dos Estados Unidos de criar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e posteriormente, os Tratados de Livre Comércio (TLC).

Em 2006, Colômbia e Peru negociavam tratados de livre comércio com os Estados Unidos quando a Venezuela rompeu com a Comunidade Andina.

Além disso, a Venezuela aposta em seu ingresso no Mercosul.

O processo de adesão do país está pendente de ratificação apenas por parte do Paraguai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *