Defesa

Brasil necessitará menos gás da Bolívia
02/03/2011
Chanceler brasileiro prepara visita de Dilma à Chi
02/03/2011

Força Aérea Brasileira recebe dois helicópteros Bl

Força Aérea Brasileira recebe dois helicópteros Black Hawk

O Comando da Aeronáutica informa que o Esquadrão Pantera (5°/8° GAv), sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), recebeu nesta terça-feira dois H-60L Black Hawk de um total de oito aeronaves.

Estes novos helicópteros, de origem norte-americana, saíram no dia 13 de fevereiro da fábrica da Sikorsky em Elmira, no estado de Nova Iorque e após 16 dias, aterrissaram Santa Maria.

A cerimônia oficial de incorporação das novas aeronaves será realizada entre março e abril, com a presença do Comandante da Aeronáutica e demais autoridades militares na Base Aérea de Santa Maria.

Desde abril de 2009, quando o Esquadrão recebeu a notícia oficial da designação dos Black Hawks, iniciaram-se os trabalhos de preparação para o recebimento.

A maratona de treinamento, no Esquadrão Harpia (7º/8º GAv), em Manaus/AM e na Air National Guard e na Flight Safety nos Estados Unidos, incluiu diversos cursos para pilotos, mecânicos, operadores de equipamentos, metralhadores e homens de resgate.

A substituição dos antigos helicópteros H-1H, operados por quase 40 anos em Santa Maria, pela chegada destas duas primeiras aeronaves, implicará em diversas mudanças na operacionalidade dos integrantes do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, uma vez que missões humanitárias e de busca e salvamento, tais como as que ocorreram durante as enchentes nas proximidades de Santa Maria, Agudo e Toropi em 2010, poderão ser feitas com mais segurança e sob condições meteorológicas adversas.

De acordo com a Aeronáutica, ferramentas como os óculos de visão noturna (NVG) e a navegação entre obstáculos (NOE) serão empregadas de forma mais eficiente, visto que a aeronave é extremamente confiável e manobrável.

O Black Hawk tem 12 assentos (pilotos incluídos) e capacidade para até seis macas. Pesa cerca de 5.760kg e atinge uma velocidade média de 216 km. Tem uma autonomia de vôo de 3h40.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *