Defesa

Presidente do Equador vem em busca de parcerias
03/04/2007
Petrobras e Petroecuador firmam cooperação
07/04/2007

Força Aérea Brasileira recebe três aeronaves C-105

Força Aérea Brasileira recebe três aeronaves C-105

O Comando da Aeronáutica informou que o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9ºGAV), Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), recebeu as primeiras três aeronaves C-105 Amazonas de um total de doze unidades adquiridas pela Força Aérea Brasileira (FAB) junto à indústria espanhola EADS/CASA.

Os novos aviões foram entregues no dia do aniversário de criação do esquadrão e da Base Aérea, em cerimônia militar que contou com a presença do Comandante do Comando Militar da Amazônia, General-de-Exército Raymundo Nonato Cerqueira Filho, e do Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandim de Rezende.

De acordo com o VII COMAR, o C-105 Amazonas será a espinha dorsal da logística de apoio ao aprofundamento das ações da FAB na Amazônia Ocidental. A aeronave fará a ligação de Manaus com as Bases Aéreas e Sítios de Radar espalhadas por toda a Amazônia e ainda apoiará o Exército no transporte de suprimentos aos Pelotões Especiais de Fronteira.

Além disso, a aeronave será utilizada em ações humanitárias e no transporte de emergência para áreas remotas sempre que necessário. As aeronaves C-105 têm capacidade para transportar sete toneladas ou 73 passageiros.

Podem ainda realizar lançamento de carga ou de 49 pára-quedistas, além de operar à noite com tecnologia de Visão Noturna e utilizar pistas curtas e não preparadas, constituindo um importante avanço tecnológico para a aviação de transporte militar brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *