Biocombustíveis
15/05/2008
A morte de Raul Reyes e seu significado político-m
15/05/2008

Força Aérea Colombiana conta com Super Tucano

Força Aérea Colombiana conta com Super Tucano

Bogotá – O Comando da Força Aérea Colombiana (FAC) informou que está construindo uma base a ser inaugurada ainda este ano na cidade de Letícia, fronteira com Tabatinga (AM).

Lá deverão ser baseados um bom número de Super Tucanos, responsáveis por 80% das operações de ataque aos acampamentos das Farc.

A base de Villavicencio será reforçada e vai concentrar a inteligência que vai abastecer a Força Aérea em suas missões. Em 2007, a FAC realizou 750 missões apenas contra acampamentos das Farc.

Em 2009, Brasil e Colômbia deverão realizar uma operação em conjunto com o Peru tendo em conta dados e informações do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).

Embora o acordo entre Brasil e Colômbia, para o uso desses dados estar parado, os militares planejam uma operação trilateral que tenha o Sivam como principal provedor de informações.

A FAC também pretende revitalizar os aviões Kfir que possui e adquirir novos equipamentos para integrá-los ao sistema de luta contra as Farc. Isso significa que novos Tucanos poderão ser encomendados.

A Força Aérea trabalha ainda o reforço nas relações com as forças aéreas vizinhas, mas a exemplo do que enfrentam o Exército e a Armada, as relações com Venezuela e Equador estão praticamente fechadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *