Brasília, 12 de julho de 2020 - 11h05
Forças Armadas atuarão no combate ao desmatamento na Amazônia

Forças Armadas atuarão no combate ao desmatamento na Amazônia

07 de maio de 2020 - 12:51:41
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – As Forças Armadas atuarão no combate ao desmatamento na Amazônia em operações que iniciarão em 11 de maio e vão até 10 de junho. A atuação dos militares se dará por meio de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), conforme decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado no   Diário Oficial da União, em sua edição desta quinta-feira, 7.

De acordo com a determinação, os militares atuarão em ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da chamada Amazônia Legal. As Forças Armadas pretendem atuar de forma articulada com os órgãos de segurança pública e as instituições públicas de proteção ambiental.

O governo federal admite que as operações poderão ser estendidas a outras áreas a pedido dos governadores. A Amazônia Legal é integrada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de alertas de desmatamento na Amazônia Legal foi maior nos primeiros meses de 2020, em relação ao ano passado. Em março, por exemplo, as áreas em alerta saíram de 251,42 km² em 2019 para 326,49 km² no mesmo mês deste ano.