Defesa

Ministros da Defesa apóiam Missões de Paz – África
20/09/2006
“Guerra contra o terrorismo”: A Águia empoeirada
26/09/2006

Militares da CPLP realizam Exercício no Brasil

Forças Armadas dos países de língua portuguesa participam de operação no Brasil

Entre os dias 6 e 16 de outubro, 130 militares de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Portugal e São Tome e Príncipe, participarão, juntamente com 600 militares brasileiros, do Exercício Felino 2006.

O Exercício, que prevê o emprego de tropas no terreno, será realizado no Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF) do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado.

De acordo com o Ministério da Defesa, o CIFTF possui uma área de 2.817,51 hectares e está localizado próximo a localidade de Jutaí, distante 108 Km da sede do Batalhão que fica em Petrolina (PE).

“O CIFTF está totalmente inserido em área coberta pelo bioma da caatinga e afastado em relação aos grandes centros urbanos. Tais características fazem deste campo de instrução um local perfeito para o desenvolvimento de exercícios, da doutrina e da pesquisa no tocante às operações militares em ambiente operacional de caatinga”, informa o MD.

A decisão de realizar a Felino 2006 no Brasil foi tomada em 2004, durante a VI Reunião dos Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocorrida em Cabo Verde, e confirmada na Declaração Final da IXª Reunião de Ministros da Defesa da CPLP, também realizada em Cabo Verde, na semana passada.

Além de militares, o Ministério da Defesa do Brasil será o responsável pelo provimento dos meios aéreos (avião KC-137 para o transporte das delegações estrangeiras e helicópteros na execução do Exercício propriamente dito) e terretres das suas Forças Armadas, tanto na execução como no apoio ao Exercício deste ano.

O Estado-Maior de Defesa vai disponibilizar o transporte aéreo da tropa que participará do Exercício, para os países que assim o desejarem, partindo de Cabo Verde até a cidade de Petrolina e no trajeto de retorno.

O ministro da Defesa designou o Exército Brasileiro para coordenar o Exercício e atualmente, a Subchefia de Operações do Estado-Maior de Defesa em conjunto com o Comando de Operações Terrestres (COTER) e o Comando Militar do Nordeste (CMNE) estão definindo os planejamentos finais da operação.

Histórico

Durante as 12ª e 13ª Reuniões do Secretariado Permanente para Assuntos de Defesa (SPAD), respectivamente de dezembro de 2005 e de março de 2006, foram apresentadas pela delegação brasileira as 1ª e 2ª Diretrizes de Planejamento sobre o Exercício.

O Entendimento Técnico para o Exercício Felino deste ano foi distribuído aos Estados Membros para apreciação e sugestões, durante a VIII Reunião de Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas da CPLP, realizada em Bissau nos dias 27 e 28 de abril de 2006.

Trata-se de um documento redigido pelo país sede e tem como objetivo regulamentar os termos do apoio que as Forças Armadas prestarão às tropas dos países participantes, bem como os procedimentos que devem ser adotados pelos Estados Membros da CPLP.

O Ministério da Defesa informou que nos dias 15 e 16 de agosto foi realizada a Reunião Final de Planejamento para o Exercício, na cidade de Recife (PE), com a participação de militares dos países da CPLP.

Nos dias 17 e 18 foi executado um reconhecimento em Petrolina, por parte da comitiva do Ministério da Defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *