Brasília, 17 de outubro de 2018 - 12h17

Diálogo Político

11 de maro de 2015
por: InfoRel

Brasília – No dia 17, será realizada a 22ª edição do Fórum Brasil Europa, evento organizado pela Fundação Konrad Adenauer em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e o Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa. O evento marcará a retomada das relações do Brasil com a União Europeia com a reativação do Grupo Parlamentar Brasil – UE e a criação, no Parlamento Europeu, do grupo que dialogará com o meio político brasileiro.



A Universidade de Brasília, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e o EUBrasil, de Bruxelas, apoiam a realização do Fórum.



Estão confirmadas as presenças dos eurodeputados Paulo Rangel e Francisco Assis, ambos de Portugal e que presidem respectivamente os grupos UE – Brasil e UE- Mercosul. O grupo parlamentar criado em 2014 para aprofundar o diálogo político com o Brasil é integrado por representantes de todos os partidos com assento no Parlamento Europeu, o que mostra o interesse dos europeus nas relações com o Brasil.



Eles terão agenda de trabalho com o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), novo presidente do Grupo Parlamentar Brasil – União Europeia e com os presidentes das comissões de Relações Exteriores da Câmara, Jô Moraes (PCdoB-MG) e do Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).



De Brasília, os parlamentares europeus seguirão para o Panamá onde se realizará a EUROLAT, encontro de parlamentares europeus e latino-americanos.



“Precisamos ir além do intercâmbio social e cultural e tornar este diálogo permanente sobre temas de interesse recíproco que impactem as respectivas sociedades com a adoção de políticas de cooperação dinâmicas e objetivas”, afirmou Eduardo Barbosa.



Ele lembrou ainda que a próxima Cúpula Brasil – União Europeia será realizada em Brasília. Já a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, destacou que “o principal parceiro comercial do Brasil é a UE no conjunto dos seus 28 membros”.



Brasil e União Europeia – Parceiros Na Política Mundial



O evento tem o duplo objetivo de promover o diálogo entre Brasil e União Europeia e de intensificar o relacionamento bilateral. Na Sétima Cúpula Brasil-UE, realizada em fevereiro de 2014, os líderes do Brasil e da União Europeia reafirmaram seus alicerces normativos comuns e proclamaram sua intenção em cooperar estreitamente no cenário global.



A partir do tema “Brasil e União Europeia – Parceiros na Política Mundial”, políticos, acadêmicos e representantes de organizações internacionais, brasileiros e europeus, discutirão uma vasta gama de assuntos de interesses mútuos.



Através da organização deste fórum anual, a Fundação Adenauer atua como mediadora e promotora de relações intensificadas entre Europa e Brasil. A intenção específica do Fórum deste ano é discutir as relações euro-brasileiras desempenhadas no âmbito global.



Inscrições



A inscrição no evento é gratuita e serão disponibilizados certificados de participação. Para se registrar no evento, por favor, envie um e-mail com seu nome completo, instituição e cargo para o e-mail: adenauer-rio2@kas.de, com o assunto “Inscrição XXII Fórum Brasil-Europa”.



O evento será realizado entre 9h e 19h do dia 17 no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...