Agenda

Turquia quer parceria com o Brasil
25/05/2010
A vez do Brasil
26/05/2010

Aliança das Civilizações

Fórum vai discutir discriminação contra muçulmanos

Entre os dias 27 e 29, será realizado no Rio de Janeiro, o III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, que reunirá oito Chefes de Governo, 50 chanceleres e o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

A Aliança das Civilizações reúne 100 países e 20 organizações supranacionais e não governamentais e nasceu após os atentados terroristas de março de 2004 em Madri.

Em 2005, a Aliança foi adotada pela ONU e as duas primeiras edições do Fórum aconteceram em Madri, em 2008, e Istambul, em 2009.

Tem como principal objetivo fortalecer o diálogo e a convivência pacífica entre sociedades com culturas e religiões diversas.

De acordo com o ex-presidente português e coordenador do Fórum, Jorge Sampaio, “o Brasil tem uma diversidade cultural e uma experiência de dificuldades e êxitos que podem ser partilhados para os outros. O Brasil é um porta-estandarte da diversidade”.

Na avaliação do Itamaraty, este é o evento internacional mais importante no Brasil em 2010 por conta da complexidade das discussões e do número de delegações estrangeiras.

A Aliança das Civilizações trabalha com ações em quatro eixos: educação, mídia, migração e juventude.

Ao menos 150 jovens de 65 países são esperados no evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *