Mundo

Corrupção
26/02/2016
Energia
01/03/2016

Diplomacia & Negócios

França e Uruguai coincidem em temas de política exterior e comércio

Brasília – Os presidentes da França, François Hollande, e do Uruguai, Tabaré Vázquez, reunidos nesta quinta-feira, 25, em Montevidéu, afirmaram que os dois países coincidem totalmente em temas de política exterior e comércio, principalmente em relação às negociações para o Tratado de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a União Européia.

Hollande concluiu no Uruguai seu giro pela região que incluiu ainda Peru e Argentina. A França quer melhorar as relações com os países da América do Sul aproveitando os ventos que sopram contra os modelos populistas. Um dos principais objetivos é ampliar a inserção de empresas francesas nos países da UNASUL.

Sobre as negociações entre MERCOSUL e a UE, o líder francês afirmou que “vamos abrir as propostas e ofertas dos dois blocos para iniciar as negociações entre ambos. Nós queremos apoiar e mostrar a nossa disposição, e destacar a nossa vigilância quanto a temas como agricultura e audiovisuais. Também queremos que a francofonia esteja a serviço do desenvolvimento econômico”, explicou.

A visita de François Hollande ao Peru, Argentina e Uruguai incluiu uma dezena de empresários interessados em fazer negócios na região, entre eles, representantes da empresa Total que deseja explorar petróleo no Uruguai.

Já o presidente uruguaio Tabaré Vázquez preferiu destacar a importância dos acordos firmados em ciência, tecnologia e cultura, além dos diálogos sobre temas internacionais e a disposição bilateral em fazer avançar as negociações entre MERCOSUL e União Européia. O Uruguai preside o bloco sul-americano e tem como prioridade, fechar o tratado de livre comércio com os europeus para que o MERCOSUL possa dar início às demais negociações externas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *