Brasília, 27 de março de 2019 - 00h36

I Copa CPLP

05 de abril de 2005 - 11:51:00
por: InfoRel
Compartilhar notícia:
O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, lança nesta quarta-feira, à s 15h, em Brasà­lia [DF], a I Copa Internacional de Futebol Para Jovens de Paà­ses de Là­ngua Portuguesa. O lançamento contará com a presença do coordenador geral do Conselho Gestor da Copa CPLP, Lucio Flavio Vale, embaixadores e outros parceiros do evento.

A Copa será realizada em Brasà­lia, entre os dias 15 e 26 de maio, e reunirá oito nações que integram a Comunidade dos Paà­ses de Là­ngua Portuguesa [CPLP] – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Prà­ncipe e Timor Leste. Macau, que pertence à  China, também participará como convidada.

A Copa conta com a parceria de um consórcio de empresas brasileiras, Universidade de Brasà­lia e Sociedade Brasileira de Pediatria, será aberta a mais de 250 jovens atletas de 16 e 17 anos e busca integrar os povos de paà­ses de là­ngua portuguesa.

Das dez equipes, duas serão brasileiras – a Seleção do Campeonato de Comunidades Carentes da CBF e a Seleção de Brasà­lia. A primeira conta com atletas de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Os atletas de outros paà­ses participarão de uma série de eventos durante a Copa como exibição de filmes, debates sobre a là­ngua portuguesa, palestras sobre saúde e esporte, turismo cà­vico, cultural e eco-turismo.

O Ministério do Esporte, no sentido de integrar os povos de paà­ses de là­ngua portuguesa, está implantado o Segundo Tempo, programa de inclusão social por meio do esporte, e fábricas de produção de uniformes e material esportivo em Moçambique e Angola. No Brasil, o programa beneficia 1 milhão de crianças e adolescentes carentes.