Agenda

Venezuela no Conselho de Segurança da ONU
24/07/2006
Encontro Brasil – EUA sobre Cooperação em C & T
24/07/2006

G-20 lamenta impasse na agricultura

G-20 lamenta impasse na agricultura

Comunicado de Imprensa do G-20

O G-20 lamenta que não tenha sido possível completar a negociação das modalidades para a negociação em agricultura.

É agora praticamente certo que a OMC não completará a Rodada de Doha ao final de 2006, conforme decidido na Reunião Ministerial de Hong Kong.

O impasse é um revés para as perspectivas para o desenvolvimento contidas nesta Rodada. Constitui uma oportunidade perdida para cortar os volumosos subsídios distorcivos ao comércio, despendidos com largueza pelos países desenvolvidos nos seus setores agrícolas.

Essas políticas que há muito deslocam os produtores dos países em desenvolvimento – tanto nos mercados domésticos, como internacionais – continuarão a ameaçar os meios de vida dos agricultores do mundo em desenvolvimento.

O G-20 tem sido uma força importante nesta Rodada. Ele foi criado para apoiar o Mandato de Doha e para promover a perspectiva do desenvolvimento nas negociações agrícolas.

Seu compromisso e engajamento nunca faltaram. Suas propostas são tecnicamente sólidas e politicamente factíveis. Essas propostas permanecem como a melhor base para um compromisso justo e equilibrado.

O trabalho substantivo técnico e político até agora desenvolvido não pode ser jogado fora. Ele oferece uma plataforma sólida para a possível retomada das negociações. O que se requer é que as expressões de flexibilidade no mais alto nível se traduzam em novas propostas.

O Grupo permanece unido no seu propósito e está preparado para retomar nas negociações a qualquer momento, contribuindo, assim, para o fortalecimento do sistema multilateral de comércio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *