UNASUL terá protocolo para o combate aos desastres
29/05/2012
Defesa
29/05/2012

Gigante espanhola Repsol vai intensificar negócios

Gigante espanhola Repsol vai intensificar negócios com o Brasil

Brasília – A gigante petroleira espanhola Repsol, decidiu intensificar seus negócios com o Brasil após o tombo que sua subsidiária levou na Argentina. A nacionalização da YPF obrigou a empresa a recompor sua estratégia. Bolívia, Estados Unidos e Rússia também estão no radar da empresa.

No México, a Repsol irá trabalhar por dez anos em aliança com a Pemex. A espanhola quer aproveitar para entrar de vez no mercado de petróleo do país. Nos próximos meses, o México permitirá a participação de empresas privadas no setor.

A Pemex necessita de tecnologia e know how para implementar projetos em águas profundas no Golfo do México e a Repsol é dona de um dos melhores sistemas no mercado para esse tipo de exploração, o Caleidoscópio.

Os espanhóis pretendem recuperar no México os lucros perdidos na Argentina.

Ainda nesta direção, a empresa irá diversificar seus negócios no Brasil, Bolívia e Estados Unidos ou Rússia. A idéia é não deixar num único cesto todos os seus ovos. Com isso, em caso de problemas com um país, a empresa compensaria com os negócios em outro. Pelo menos em tese.

A estratégia será confirmada pelo presidente da Repsol na apresentação do Plano Estratégico 2012 – 2016 que deverá ser discutido até o final da semana.

Na semana passada a Repsol confirmou a descoberta de novas reservas de petróleo no Brasil com capacidade para 1,2 milhões de barris. Localizadas em águas profundas na Bacia de Campos (RJ), as reservas contém 700 milhões de barris de petróleo e três trilhões de metros cúbicos de gás.

A quantidade supera as expectativas e fortalece o papel estratégico do Brasil onde a Repsol atua em associação com a chinesa Sinopec. A empresa atua na costa brasileira nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *