Relações Exteriores

Minustah
03/08/2005
Super Tucano
05/08/2005

Inteligência

Governo define nome para a direção-geral da Abin

Depois da exoneração do delegado Mauro Marcelo Lima e Silva, do cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, o governo encaminhou nesta quarta-feira, mensagem ao Senado Federal, indicando o Analista de Inteligência, Márcio Paulo Buzanelli, para substituí-lo.

Buzanelli será sabatinado pelo Senado e seu nome terá de ser aprovado também em Plenário. A indicação pretende pôr um fim à crise enfrentada pela Abin, envolvida nos escândalos investigados pela CPMI dos Correios.

Sendo funcionário de carreira da agência, Buzanelli também terá como desafio, unir os servidores da Abin que acusam o general Félix de trabalhar pela demissão de Mauro Marcelo, quando este afirmou em nota interna que os membros da CPMI dos Correios eram umas bestas-feras e a CPMI, um picadeiro.

Segundo nota do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o nome de Márcio Buzanelli foi indicado ao presidente pelo GSI, comandado pelo general Jorge Armando Félix, com quem Mauro Marcelo travou uma disputa surda durante sua gestão. Com a indicação de Buzanelli, o comando da inteligência fica nas mãos do general.

Ainda de acordo com o GSI, “o Analista de Inteligência Buzanelli exerce atividades de Inteligência de Estado há quase 30 anos. Possui todos os cursos da carreira, com destaque para o de Inteligência do Campo Externo e o de Preparação de Oficiais de Inteligência no Exterior. Especializou-se nas áreas de Combate ao Crime Organizado e de Prevenção ao Terrorismo”.

Entre os anos de 2000 e 2002, foi Márcio Buzanelli foi Oficial de Ligação e representante brasileiro junto ao Counterdrug Operations Center/Joint InterAgency Task Force East [JIATF], sediado em Key West, Flórida, Estados Unidos, e atualmente, ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Inteligência da ABIN, sendo o primeiro servidor da carreira a ser indicado para Diretor-Geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *