Relações Exteriores

Missão de Paz
02/06/2016
Crise Política
02/06/2016

Crise Política

Governo e oposição buscam por mediação do Papa e da UNASUL na Venezuela

Brasília – Neste domingo, 29, representantes do governo e da oposição da Venezuela, se reuniram em Punta Cana, na República Dominicana, para retomar o diálogo que permita ao país sair do impasse político. Os dois lados buscam agora a mediação do Papa Francisco e da UNASUL para tentar um acordo.

O governo venezuelano parece mostrar-se mais suscetível a um entendimento depois que o Paraguai e a Argentina decidiram pedir ao Uruguai que convoque uma reunião de chanceleres para discutir a crise venezuelana e a possibilidade de aplicar a Cláusula Democrática do MERCOSUL ao país, o que representaria a suspensão ou até mesmo a expulsão da Venezuela do bloco regional.

No entanto, o primeiro diálogo foi indireto. Os representantes tanto do governo como da oposição, se reuniram separadamente com membros da UNASUL e emissários externos para explorar as possibilidades. Ainda não há uma data para que eles falem diretamente sobre as condições do diálogo.

Os intermediários entre os dois lados foram os ex-presidentes da República Dominicana, Leonel Fernández, e do Panamá, Martin Torrijos, e o ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero. O Papa Francisco também tem mantido contato direto com o Secretário-Geral da UNASUL, Ernesto Samper Pizano e o atual Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, foi Núncio Apostólico em Caracas entre 2013 e o início deste ano, o que significa que a Igreja Católica tem muitas informações acerca do cenário interno venezuelano.

Recentemente, o Papa Francisco enviou uma carta ao presidente Nicolás Maduro, mas não se conhece o teor da mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *