Defesa

Plano Estratégico
01/08/2015
Diplomacia
01/08/2015

Programa FX-2

Governo edita Medida Provisória que garante recursos para a compra do caça Gripen NG

Brasília – O governo federal editou na última sexta-feira, 31, Medida Provisória que o autoriza a contratar empréstimo financeiro internacional para a aquisição de 36 aviões de caça Gripen, de fabricação sueca. Os dois governos fecharam um acordo sobre a taxa de juros do financiamento da operação.

Com a crise financeira e o ajuste fiscal em curso, o Brasil está renegociando todos os contratos das Forças Armadas para garantir que haja a continuidade dos projetos.

De acordo com o ministério da Defesa, os suecos aceitaram cobrar juros anuais de 2,19% no financiamento oferecido pela SEK (agência de promoção de exportações daquele país). Os 36 caças devem custar cerca de US$ 5,4 bilhões.

Segundo o ministro da Defesa, Jaques Wagner, membros dos governos da Suécia e do Brasil estiveram reunidos por três dias em Brasília e concluíram as negociações em torno do Gripen NG. Na avaliação do ministro, “o Governo não poderia assinar em 2015 um contrato com a taxa de 2014”.

Ele afirmou que "a solução foi boa para ambos os países. Vamos entrar em um mundo de tecnologia avançada. Dentro de dez a doze dias, vamos ratificar o contrato e teremos mais de 200 brasileiros indo a Suécia para treinamento".

Jaques Wagner explicou também que a taxa de juros, denominador comum entre os dois países, ficou em 2,19%, com oito anos e meio de carência e 25 anos para o pagamento.

O contrato de financiamento para a aquisição dos caças terá de ser aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e ratificada pelo Plenário daquela Casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *