Defesa

Um novo ano, as mesmas práticas
24/12/2009
Conflito árabe-israelense na agenda brasileira
24/12/2009

Pantera

Helicópteros do Exército serão modernizados

Nesta quinta-feira, o Comando do Exército e a direção da Helicópteros do Brasil (Helibrás), firmaram contrato que vai permitir a modernização de 34 helicópteros AS365K Pantera.

O contrato prevê a instalação de motores, aviônicos de navegação e rádios.

As aeronaves serão transformadas em helicópteros de última geração com uma vida útil de mais 25 anos.

De acordo com o cronograma, serão modernizadas quatro aeronaves a cada ano. O primeiro helicóptero atualizado será entregue em 2011 e o último, em 2021.

Os helicópteros que serão alvo do contrato foram comprados em 1988 e estavam à disposição do 1º Batalhão de Aviação do Exército, que opera desde Taubaté (SP).

A modernização dos helicópteros do Exército será executada pelo Centro de Engenharia da Helibrás que também atende ao projeto EC 725, que vai produzir 50 aeronaves para as Forças Armadas.

Engenheiros do Exército também participarão do processo como forma de absorver tecnologia e conhecimentos para a força.

A Helibras informou que na fase de execução dos serviços, mecânicos e gerentes logísticos da Aviação do Exército também participarão do projeto.

Em 30 anos atuando no mercado brasileiro, este é o maior contrato obtido pela Helibras que possui sua unidade de produção no município mineiro de Itajubá onde tem capacidade para produzir até 30 aeronaves por ano.

Em nota, a Helibras explicou que “O Brasil está seguindo uma tendência mundial de atualização de aeronaves, em que o operador opta pela modernização ao invés da substituição por helicópteros novos, o que representa uma importante economia de recursos e, conseqüentemente, leva à otimização de seu orçamento”.

Os valores do contrato não foram divulgados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *