Brasília, 27 de março de 2019 - 00h33

Foz do Iguaçu

17 de abril de 2005 - 21:57:00
por: InfoRel
Entre os dias 7 e 11 de maio, será realizada em Foz do Iguaçu [PR], a VI Assembléia-Geral da Confederação Parlamentar das Américas [COPA]. Pelo menos 30 dos 35 paà­ses da região já confirmaram presença.

Na oportunidade, serão migração e tratados comerciais no contexto da integração continental, bem como o papel dos respectivos parlamentos diante dos problemas do continente.

Durante a Assembléia serão realizadas duas grandes mesas de debates e reuniões especà­ficas, como as da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, do Fórum de Parlamentares Negros e das Comissões Temáticas da COPA.

Haverá ainda uma mesa redonda especial para o debate sobre o que a Confederação e os parlamentares do continente podem fazer para ajudar na solução da crise do Haiti. As mesas magnas tratarão separadamente os temas Migração e Tratados Comerciais.

Estão confirmadas as presenças do ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, de Luis Varese, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados; de Lélio Marmora, diretor do Instituto Nacional de Estatà­sticas e Sensos da Argentina [INDEC]; e do deputado Katsuyuki Kawai, secretário parlamentar para Assuntos Estrangeiros do governo japonês. Eles vão tratar das questões ligadas a Migração.

Na mesa de debates sobre Tratados Comerciais, confirmaram participação o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID], Enrique Iglesias; o senador Cristovam Buarque [PT-DF], presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal; Dr. Luis Bitencourt, diretor do Projeto Brasil do Wilson Center e o senador canadense A. Raynell Andreychuk.

A senadora norte-americana, Hilary Clinton, vai participar da reunião da Rede de Mulheres. Além de parlamentares das três Américas, foram convidadas delegações de outros continentes que constituirão uma mesa de paà­ses não americanos, no dia 8, e que terão, além do papel de observadores, voz durante a Assembléia Geral. Para este painel especà­fico já estão confirmadas delegações da Finlândia, Croácia, Japão e Coréia do Sul.

Do Continente estão confirmadas as delegações de Antà­gua e Barbuda, Argentina, Associação de Estados do Caribe [AEC], Bahamas, Barbados, Belize, Bolà­via, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Comunidade do Caribe [CARICOM], Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Uruguai e Venezuela.