Relações Exteriores

17/04/2005

Foz do Iguaçu

Hilary Clinton vai participar da Assembléia-Geral da COPA

Entre os dias 7 e 11 de maio, será realizada em Foz do Iguaçu [PR], a VI Assembléia-Geral da Confederação Parlamentar das Américas [COPA]. Pelo menos 30 dos 35 países da região já confirmaram presença.

Na oportunidade, serão migração e tratados comerciais no contexto da integração continental, bem como o papel dos respectivos parlamentos diante dos problemas do continente.

Durante a Assembléia serão realizadas duas grandes mesas de debates e reuniões específicas, como as da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, do Fórum de Parlamentares Negros e das Comissões Temáticas da COPA.

Haverá ainda uma mesa redonda especial para o debate sobre o que a Confederação e os parlamentares do continente podem fazer para ajudar na solução da crise do Haiti. As mesas magnas tratarão separadamente os temas Migração e Tratados Comerciais.

Estão confirmadas as presenças do ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, de Luis Varese, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados; de Lélio Marmora, diretor do Instituto Nacional de Estatísticas e Sensos da Argentina [INDEC]; e do deputado Katsuyuki Kawai, secretário parlamentar para Assuntos Estrangeiros do governo japonês. Eles vão tratar das questões ligadas a Migração.

Na mesa de debates sobre Tratados Comerciais, confirmaram participação o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento [BID], Enrique Iglesias; o senador Cristovam Buarque [PT-DF], presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal; Dr. Luis Bitencourt, diretor do Projeto Brasil do Wilson Center e o senador canadense A. Raynell Andreychuk.

A senadora norte-americana, Hilary Clinton, vai participar da reunião da Rede de Mulheres. Além de parlamentares das três Américas, foram convidadas delegações de outros continentes que constituirão uma mesa de países não americanos, no dia 8, e que terão, além do papel de observadores, voz durante a Assembléia Geral. Para este painel específico já estão confirmadas delegações da Finlândia, Croácia, Japão e Coréia do Sul.

Do Continente estão confirmadas as delegações de Antígua e Barbuda, Argentina, Associação de Estados do Caribe [AEC], Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Comunidade do Caribe [CARICOM], Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Uruguai e Venezuela.