Relações Exteriores

EUA prevê protestos em Cuba e Venezuela
11/02/2011
Declaração Conjunta dos países do G4 (Alemanha, Br
14/02/2011

Honduras espera reconhecimento da UNASUL

Honduras espera reconhecimento da UNASUL

Honduras pode ser readmitida na Organização dos Estados Americanos (OEA) no mês de junho quando o organismo realiza sua Assembleia-Geral em El Salvador.

Até lá, o governo trabalha para obter o reconhecimento por parte da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) à administração do presidente Porfírio Lobo que governa há pouco mais de um ano.

Para o presidente, as relações do país com a comunidade internacional é um tema vital para o desenvolvimento interno e a resolução da crise política iniciada com a deposição de Manuel Zelaya em 2009.

Na avaliação do chanceler hondurenho, Mario Canahuati, o principal entrave tem sido justamente a América do Sul onde países como Brasil, Bolívia, Equador e Venezuela, negam-se a reconhecer a eleição de Lobo.

Esses países lideram o movimento regional que dentro da UNASUL impede uma posição institucional do organismo em relação à eleição presidencial realizada no país em 2009.

“Esperamos que essa situação mude logo. O reconhecimento dos países da UNASUR é um tema fundamental”, afirmou Canahuati.

No governo desde 1º de janeiro, a presidente Dilma Rousseff não deu qualquer sinalização a respeito da postura brasileira.

Também o ministério de Relações Exteriores segue esperando uma orientação do Planalto.

Mario Canahuati explicou que Honduras retomou as relações diplomáticas com todos os países “menos oito”.

Ele disse ainda que Honduras reativou acordos com Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos e Reino Unido, e que o país já firmou vários convênios financeiros com organismos internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *